Logo Vissaium XXI Loader
0%

Mobilidade Inteligente, de uma forma muito simples, consiste em movimentar pessoas e bens de uma forma mais fácil, eficiente e ecológica. O conceito recorre a novas ideias e novas tecnologias para ir além das abordagens tradicionais de transporte com infraestrutura pesada e, em vez disso, apresentar maneiras inovadoras de melhorar a mobilidade e tornar as viagens melhores e mais acessíveis a todos.

De outro modo, podemos dizer que o conceito de Mobilidade Inteligente surge do cruzamento dos seguintes factores:

•     Expectativas crescentes das populações em termos de facilidade de mobilidade entre quaisquer dois pontos do planeta, a qualquer hora;

•     Crescimento da economia de partilha: Quero poder utilizar os bens, não necessariamente ser o seu dono;

•     Disponibilização alargada de tecnologias de informação, de comunicação e sensorização avançadas a bordo dos veículos modernos;

•     Criação de infraestruturas rodoviárias de comunicação e processamento, dedicadas ao apoio ao transporte inteligente.

A partir do tema “Novos paradigmas do futuro das cidades” a Altice Labs e o V21 – Centro de Incubação Tecnológico de Viseu, promoveram no dia 7 de abril, o 2º Moving Forward webinar / 2021 Edition, sobre o tema “Mobilidade Inteligente”. A sessão contou com a participação de: José Couto, Presidente do Conselho Geral da Vissaium XXI, presidente da AFIA e representante de Portugal na CLEPA; Paulo Marques - Fundador da ALLBESMART LDA, Professor de Comunicações Wireless - Instituto Politécnico de Castelo Branco; Paulo Pereira - Diretor de Estratégia de Inovação e Tecnologia da Altice Labs; Licínio Oliveira – Responsável pela Gestão da BMW In-Car Voice Systems na Critical TechWorks, como oradores, Pedro Carvalho – Diretor de Coordenação Tecnológica e Inovação da Altice Labs, como moderador, ficando o encerramento a cargo de Sérgio Lorga, Diretor Executivo da Vissaium XXI.

José Couto fez a primeira intervenção apresentando uma visão enquadradora do tema da mobilidade inteligente, passando pelos aspetos ambientais, tecnológicos, regulamentares e económicos que estão a afetar fortemente a indústria automóvel neste momento. Destacou a profunda transformação tecnológica em curso na indústria automóvel, passando pela disponibilização generalizada de tecnologias de informação e de comunicação avançadas a bordo dos veículos modernos, diretamente suportadas por infraestruturas suportadas por elevadas exigências de conectividade entre pessoas e objetos. Salientou as profundas alterações sócio-económicas decorrentes das alterações nas cadeias de valor, a emergência da economia de partilha e de novos padrões de consumo, a descarbonização e as alterações climáticas, a concentração das cidades e os novos modelos de mobilidade de pessoas e de mercadorias. Destacou ainda o peso que a indústria automóvel tem na economia nacional e europeia, sendo o setor com mais investimento em I & D, superior a 50 mil milhões de euros e que resultou em 2019 no registo de cerca de 9000 patentes pela indústria automóvel.

Paulo Marques explicou o conceito de comunicação C-V2X (Cellular vehicle-to-everything) e explicou de forma muito abrangente as tecnologias que estão a tornar a mobilidade inteligente possível, desde as antigas (802.11p) às mais recentes, baseadas em 5G (3GPPP). Apresentou de seguida resultados muito interessantes de vários projetos da empresa Allbesmart e de vários parceiros, na área das redes veiculares e desenvolvimento de unidades embarcadas nos veículos, nomeadamente a implementação de pilotos na autoestrada A23, e explicou a necessidade de as normas evoluirem, de forma a suportar os casos de uso mais avançados que serão exigidos pelos veículos autónomos. Falou ainda do programa Europeu CEF2 que irá apoiar o investimento em redes de comunicações avançadas nas redes viárias.

Paulo Pereira passou então a explicar a perspectiva do operador (Digital Service Provider) como principal enabler no ecossistema da futura mobilidade inteligente. Partilhou também os desenvolvimentos em curso na Altice Labs na área do MEC (Multi-Access Edge Computing), redes OpenRadio 5G, incluindo a RSU 5G (Road Side Units) e destacou a importância do tratamento dos dados gerados pelos veículos, destacando que a Altice Labs desenvolve uma plataforma (Live!Data) capaz de recolher e processar esses dados.

Licínio Oliveira apresentou a Critical Tech Works, joint venture BMW - Critical Software, sediada em Portugal e com mais de 1000 colaboradores, dedicada ao desenvolvimento de SW embarcado nas viaturas do grupo BMW. Nesse âmbito explicou a visão da marca para o significado da "inteligência nos veículos" e como esta deve estar focada no melhoramento da experiência dos passageiros dentro do veículo, sem descurar nunca os aspetos de segurança e privacidade dos mesmos. Apresentou de seguida o roteiro do grupo BMW para a introdução de tecnologia nos seus veículos: Inteligência nos sistemas críticos do veículo, disponibilidade permanente de comunicações de Banda Larga, estratégia de processamento e armazenamento de dados "Cloud First".

Sérgio Lorga encerrou o Webinar resumindo os pontos críticos de cada um dos oradores, saudando a capacidade inovadora das empresas intervenientes, destacando, para além do pioneirismo tecnológico das soluções utilizadas, a importâncias das referências que foram sendo feitas aos processos de co-inovação, à criação de valor para os utilizadores, através de experiências personalizadas, e a necessidade de adoção de modelos de negócio viáveis e escaláveis internacionalmente. 

Este 3º webinar teve transmissão em direto nas páginas do facebook da Vissaium XXI e da Altice Labs, e pode ser revisto aqui

Galeria