Logo Vissaium XXI Loader
0%

É hoje já evidente que, mais do que uma crise de saúde pública à escala internacional, o mundo enfrenta enormes desafios geopolíticos com efeitos e magnitude que são ainda uma incógnita e com consequências sociais e económicas relevantes.

Alguns campos de potencial inovação começam desde já a emergir acelerando tendências que se vinham a manifestar, fazendo sobressair alterações que podem ser significativas nos modelos competitivos em resultado, nomeadamente, da evolução tecnológica, das alterações dos valores éticos dos cidadãos, dos padrões de consumo, da aceleração de novos modelos de relacionamento profissional e de organização do trabalho, etc.

Numa altura em que se discutem os termos do leilão do 5G em Portugal, a Altice Labs e o V21 - Centro de Incubação Tecnológica de Viseu, partilharam no dia 15 de abril de 2020, pelas 11h30, o 1º webinar sobre "5G – Impactos na Sociedade e Economia". A sessão contou com os oradores Francisco Fontes da Altice Labs, Cláudia Queirós da Ericsson Portugal, Arnaldo Oliveira da Universidade de Aveiro, Luís Cordeiro da OneSource, Jorge Martins da PDM&FC e Alcino Lavrador da Altice Labs como moderador.

O webinar abriu com, Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, que deu as boas-vindas a todos e abordou um pouco da temática do 5G, salientando a necessidade de garantir a total cobertura digital do país. De seguida, Sérgio Lorga, Diretor Executivo da Vissaium XXI, fez uma breve explicação de algumas regras para o bom funcionamento do webinar.

Francisco Fontes da Altice Labs, apresentou a tecnologia 5G, nomeadamente como é que a mesma evoluiu e como está ainda a emergir, passando pelas oportunidades e impactos da mesma no país. Terminou a sua intervenção com a apresentação de um cenário de emergência (simulacro) na Altice Labs em Aveiro com uso de tecnologia 5G.

Cláudia Queirós referiu que a situação atual de pandemia vai condicionar os planos do 5G, mas por outro lado pode ser um catalisador, no sentido da necessidade de digitalização e que os consumidores adiam a compra de smartphones, mas o teletrabalho "compensa" e as projeções a médio longo prazo continuam válidas. O 5G que fornece características únicas para o desenvolvimento das Smart Cities e num estudo sobre o potencial de negócio associado ao 5G, até 2030, feito em 100 países, concluiu-se que o setor com mais peso é o da saúde e em Portugal prevê-se um potencial de receitas de 4 biliões de dólares.

Arnaldo Oliveira falou sobre a importância do 5G nas cidades inteligentes e que o nosso estilo de vida vai ser diferente, pelo menos no curto prazo. Vai haver um repensar da organização da sociedade, por ex: em termos ambientais. E que uma boa estrutura de comunicações será fundamental para o "novo" normal, pois prevê que no futuro haverá uma gestão eficiente entre teletrabalho e regime presencial.

Seguiu-se Luís Cordeiro que fez uma breve descrição da One Source, que tem vindo a trabalhar ao longo dos anos com o 3G, 4G e 5G e que se nota uma grande diferença na transmissão de vídeo. Com o 4G a transmissão de vídeo tem um atraso pequeno, mas ainda há dificuldades, principalmente quando há muitos utilizadores e que o 5G é uma grande esperança de ultrapassar as falhas, tal como se comprovou no sucesso do simulacro apresentado por Francisco Fontes.

A encerrar as intervenções, Jorge Martins, referiu que as cidades inteligentes vão beneficiar das 3 grandes promessas do 5G: aumento do nº de sensores, baixa latência e alta velocidade de transmissão e que a alta velocidade de transmissão é uma promessa a longo prazo, mas tem pela frente o desafio que as altas frequências têm na dificuldade em penetrar nos diferentes corpos.

Seguiu-se um período dinâmico de perguntas e respostas.

A encerrar este webinar, José Couto, Presidente do Conselho Superior da Vissaium XXI - Associação para o Desenvolvimento de Viseu, manifestou satisfação pela superação das expectativas de adesão ao webinar e que esta excelente sessão abre boas perspetivas para as sessões futuras.

Este webinar pode ser revisto aqui.


Galeria