A inteligência artificial (IA), na ciência da computação, estuda o fenómeno da inteligência humana replicado por máquinas e, ao mesmo tempo, é um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a decisão humana. Juntas, a ciência e a engenharia procuram que máquinas realizem tarefas que, quando são efetuadas por seres humanos, precisam do uso da inteligência. Mas qual é o caminho da inteligência artificial? Quais os desafios da mesma? Como é que a podemos aplicar na prática?
Foi precisamente sobre estes temas tão atuais e prementes, que a Altice Labs e o V21 - Centro de Incubação Tecnológica de Viseu, se juntaram para partilhar no dia 3 de junho de 2020 pelas 11h30 e, com a duração de 1 hora e 15 minutos, o 4º Moving Forward webinar sobre “Caminhos Práticos para a Inteligência Artificial”. A sessão contou com os oradores Nuno Maximiano, Analytics Portfolio and Cognitive Solutions Sales da IBM, Jorge Soares, Data Science Elite Team da IBM, Mário Rui Costa Head of Portfolio & Solutions Architecture da Altice Labs e moderada por Jorge Silva, Director/Head of IT/Europe da Huf Group.
Jorge Silva iniciou a sessão referindo que há várias definições para o conceito em Inteligência Artificial e lançou algumas questões, principalmente às empresas presentes IBM e Altice Labs: “Quais os casos de uso da IA?”, “Como nos protegemos da IA?”, “Como podemos fazer para que ela esteja alinhada como os objetivos dos humanos, de modo a permanecerem inalterados?”, “Como reinventamos a nossa sociedade?”, “Como acautelamos a segurança e privacidade dos dados?”, “Como é que as empresas podem usar a IA para captar novos clientes e encontrar novos modelos de negócio?”. Efetivamente este campo de investigação não é uma solução universal, mas é um modelo de referência que ajuda as empresas a identificar eventuais oportunidades exequíveis.
Nuno Maximiano começou por explicar como é que se inicia uma jornada de Inteligência Artificial e como é que esta ciência da computação pode ser mais ou menos complexa. Destacou que a transformação digital evoluiu muito devido à pandemia que estamos a viver e as empresas tiveram de se adaptar rapidamente a este desafio. A transformação digital inclui pessoas, processos e dados sendo estes o motor para essa mesma transformação. Salientou que os desafios ou os vetores para começar ou para ajudar quem ainda está numa fase inicial da jornada de IA são os dados, o talento e a confiança. Os dados são a força vital da IA, no entanto por vezes a sua complexidade retarda o progresso da IA, o talento tem a ver com o conhecimento e experiência nas equipas, pois espera-se super-homens e super-mulheres a trabalhar nesta área, e a confiança, pois existe muito ceticismos em relação à IA, porque os algoritmos são por vezes complexos o que pode gerar alguma desconfiança no processo. Terminou a sua intervenção dizendo que “o caminho se faz caminhando” e que muito ainda há a percorrer também dentro das organizações.
Já Jorge Soares complementou a intervenção do Nuno Maximiano, dando uma perspetiva de como funciona a equipa de Data Science Elite da IBM, os serviços que presta e o valor que pode aportar às organizações como acelerador das suas jornadas de IA. Destacou a organização de trabalho desta equipa, e a forma como pode ajudar as organizações a responder a um conjunto de perguntas estruturantes para as suas jornadas: “porque é que eu quero IA?”, “Que caso de uso temos em cima da mesa e qual o seu valor de negócio?”, ou seja, antes de se começar uma jornada é preciso colocar este tipo de questões dentro da organização. Concluiu referindo que cada caso é um caso e que cada organização tem os seus dados e o seu percurso especifico.
Mário Rui Costa apresentou como está a ser a jornada de IA na Altice Labs, apresentando um caso de estudo na indústria das telecomunicações, uma prova de conceito em parceria com a IBM. Destacou que a IA é uma aposta estratégica da Altice Labs no seu modelo de negócio porque existe de facto uma janela de oportunidade para evoluir processos e portefólio. Na industria das Telecomunicações e Serviços Digitais há um “oceano” de dados, existe tecnologia de IA madura capaz de extrair conhecimento dos dados e transformar processos. Para concretizar esta oportunidade é necessário investir e a Altice Labs respondeu ao desafio criando uma equipa especializada e multidisciplinada para trabalhar com IA e rentabilizar o conhecimento Telco. O caso de estudo partilhado “Mobile Network Site Down Prediction” ilustrou como a IA pode ser usada para transformar o paradigma reativo de gestão de problemas em redes de telecomunicações para um paradigma proactivo tendo como base as capacidades preditivas da IA.
Após a sessão de perguntas e respostas, Alcino Lavrador encerrou este 4º webinar, que contou com 60 participantes (plataforma Zoom e Facebook), afirmando que a Inteligência Artificial é um dos temas mais desafiantes da atualidade e que os dados são a matéria prima para esta nova experiência, pelo que é necessária uma enorme atenção à veracidade destes. Também referiu que os especialistas, analistas ou cientistas de dados, são cruciais na aplicação dos algoritmos certos sobre os dados. Destacou a importância de selecionar previamente os problemas a resolver, de descobrir onde estão os dados e como podemos chegar até eles e da existência de equipas especializadas para trabalhar com esses dados, culminando com a afirmação de que “a IA, em si, não serve para nada se não soubermos identificar e caracterizar os problemas que queremos resolver” e que podem ser cruciais no quotidiano das pessoas e da sociedade.
Este webinar pode ser revisto aqui.