Logo Vissaium XXI Loader
0%

A pandemia COVID-19 afectou, de um modo transversal, directa ou indirectamente, toda a humanidade, alterando rotinas e modos de vida. 

Estas alterações vieram para ficar, pois a sociedade acredita que nada será como antes.

Segundo alguns pensadores, o coronavírus funciona como “acelerador de futuros”, antecipando tendências que se vinham a manifestar, como na evolução tecnológica na saúde ou o desenvolvimento das Smart Cities.

Foi precisamente sobre estes temas tão actuais e prementes, que a Altice Labs e o V21 -  Centro de Incubação Tecnológica de Viseu, partilharam no dia 20 de maio de 2020 pelas 11h30, o 3º Moving Forward webinar sobre “Saúde e Tecnologia numa Happy e Smart City”, que contou com Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs e Micaela Monteiro,Chief Medical Officer for Digital Transformation da CUF, como oradores e José Luís Biscaia coordenador da Unidade de Saúde Familiar de São Julião da Figueira, como moderador.

O webinar abriu com Sérgio Lorga, Diretor Executivo da Vissaium XXI - Associação para o Desenvolvimento de Viseu, que fez uma breve explicação de algumas regras para o bom funcionamento do mesmo e passou a palavra ao moderador José Luís Biscaia, que fez referência ao grande debate actual, sobre de que forma é que a tecnologia interfere na saúde. Como mote de lançamento para os oradores, manifestou o desejo de ter a Internet das coisas (Iot) na saúde, para ter tempo e espaço para as pessoas, como incremento de valor e realçou o desafio da inclusão das pessoas, contribuindo para a diminuição das desigualdades.

Almeida Henriques abriu o painel, fazendo uma caracterização da cidade de Viseu e abordando a preocupação do Município na promoção da qualidade de vida, com uma aposta na saúde preventiva e incentivo ao estilo de vida saudável da população, transversal a toda as faixas etárias, desde o nascimento até à velhice, destacando algumas medidas implementadas em escolas, unidades de saúde ou lares, finalizando que uma Happy e Smart City não pode estar dissociada do sector da saúde e da tecnologia.

De seguida, Alcino Lavrador, incidiu a sua intervenção na felicidade humana, baseada na confiança nos relacionamentos e que no contexto das cidades, assenta sobre a credibilidade e segurança nas pessoas, instituições, forças de segurança e demais entidades, e que a cidade inteligente ao serviço dos habitantes e visitantes, deve ser vista como uma empresa e suas relações com clientes, no sentido de melhoria constante. Relativamente à tecnologia, destacou como factor fundamental, o desenvolvimento de um eficiente registo electrónico com informação clínica individual, acessível cada vez que recorremos a um serviço de saúde.  Finalizou a sua intervenção com a referência que a Altice Labs, desde há muitos anos que está envolvida activamente na área da saúde, em particular com duas soluções: a Medigraf (telemedicina e telediagnóstico) e a SmartAL (telemonitorização).

A encerrar o painel, Micaela Monteiro definiu a tecnologia como uma ferramenta, um meio de ajudar a obter ganhos na saúde, e que esta pode ser usada na monitorização, por exemplo, para que as pessoas, à medida que vão perdendo faculdades, consigam manter-se no seu domicílio, o ambiente em que sentem à vontade, de forma segura e confortável. Realçou que muito foi feito ao nível da introdução da tecnologia na saúde, mas que há ainda um longo caminho a percorrer e é necessário que todos tenham acesso à internet e dispositivos e que a comunidade, como as autarquias, CUF e Altice, têm um papel fundamental no combate às desigualdades.

Seguiu-se um período dinâmico de perguntas e respostas.

A encerrar este webinar, que contou com 64 participantes (plataforma Zoom e Facebook), José Couto, Presidente do Conselho Superior da Vissaium XXI -Associação para o Desenvolvimento de Viseu, realçou a necessidade de tornar os serviços mais eficientes e focados no cidadão, e que deve haver transparência na utilização dos dados armazenados. 

Este webinar pode ser revisto aqui.

Galeria