Depois de 14 meses de trabalho intenso, chegou ao fim a primeira edição do Programa V21 Rural - Empreendedorismo e Negócios em Meio Rural.
Os frutos estão à vista. 8 empreendedores arregaçaram as mangas e já deram os primeiros passos. Os negócios estão a sair do papel, alguns, inclusive, já estão implementados.
A Lídia criou o antídoto para matar as saudades de quem está longe. Segundo a empreendedora o Programa V21 Rural "foi crucial para a concretização do projeto Viseu Terroir".
O projeto Viseu Terroir nasce da constatação da ligação afetiva dos emigrantes portugueses ao que de mais genuíno Portugal representa para eles: as origens, os estreitos laços de família e de amizade, lugares, sabores e aromas.
Como matar saudades da nossa terra quando se está longe? Como reencontrar os sabores de Portugal, e em particular de Viseu? Viseu Terroir pretende ser a resposta a estes anseios e dar alegria e prazer a todos aqueles que trazem Portugal, no coração, mas que vivem longe. Como? Com a comercialização de uma seleção de produtos alimentares endógenos, da região de Viseu, de qualidade inigualável, provenientes da mestria artesanal de produtores locais, em embalagens diferenciadoras: malas ilustradas com fotos da região.
As malas Viseu Terroir são um convite e uma homenagem. Um convite para viajar, para vir conhecer a riqueza gastronómica, cultural e paisagística da região; uma homenagem a todos aqueles que deixam as suas raízes, em busca de um futuro melhor.
Os produtos Viseu Terroir são vastos, selecionados e atestam da diversidade gastronómica e cultural do distrito: vinhos do Dão, licores, queijos, mel, compotas, azeite, charcutaria, biscoitos e pasteis, infusões e condimentos, mas também sabonetes artesanais, artigos em linho tradicional da Várzea de Calde e cerâmica preta de Molelos.
O projeto empresarial Viseu Terroir é ainda uma forma de apoiar os produtores locais. Com efeito, durante quase um ano, a agora empresária percorreu as estradas e as aldeias do distrito em busca do que de melhor se faz e se produz por cá. É conhecedora do mercado da saudade; por isso, é para o mercado francês que a marca Viseu Terroir está inicialmente orientada, embora se perspetive também a venda para outros segmentos de mercado nacional e internacional.
Viseu Terroir contribui para a promoção de Viseu além-fronteiras, uma vez que já participou numa feira de Pau, no sul de França, para onde voltará em inícios de novembro, a convite da Senhora Cônsul Honorária de Portugal em Pau e do Rotary Club de Pau.
Em dezembro, os produtos deverão chegar a estabelecimentos comerciais na região parisiense. A empresária tem mantido contactos com empresários de outras regiões com vista à distribuição das malas recheadas com os sabores e os aromas da terra.
A missão da empresa é “Entregar-lhe os melhores produtos regionais de Viseu, independentemente da distância, e proporcionar-lhe uma experiência única de descoberta do terroir.” Por isso, o site www.viseuterroir.com dispõe de uma loja online. Poderá seguir Viseu Terroir no Facebook, no Instagram e no Linkedin.